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Como Vender Agora?!

by Anderson Vasconcelos

Como vender agora essa é a pergunta do século todos querem saber como vender agora

 

de forma lucrativa e recorrente ou seja todos os dias.

 

Esse questionamento me surgiu na faculdade quando precisei fazer um trabalho sobre as novas tendências de consumo.

 

Consumo é o ato de consumir dar fim a coisas,

 

Ele é importante para a sociedade na verdade ele mantem o sistema capitalista funcionando.

 

Quanto mais consumo mais produção, mais renda, mais empregos e com isso mais consumo.

 

O fato que depois de anos ele mostrou causar sérios problemas no meio ambiente e na sociedade.

 

Juntando esses problemas as bolhas de 2000 e 2008 surgem a necessidade de criar soluções para um consumo mais consciente.

 

A tecnologia e a internet possibilitou o surgimento de novas tendências de consumo.

 

Nesse artigo vamos falar quais as novas tendências de consumo.

 

E como vender para essa nova era. 

 

As novas tendências de consumo        

  

Muitas pessoas acham que o consumo mudou apenas pelo avanço tecnológico.

 

Mas como falamos antes são alguns fatores,

 

problemas causados pelo capitalismo e as crises financeiras e a era da informação mais a tecnologia.

 

A verdade é que a tecnologia e a internet tem o papel fundamental nessa mudança de habito no consumo sem elas seriam impossível acontecer do modo que está acontecendo.

 

 A internet não mudou apenas o consumo ela mudou todo o sistema toda a forma como funcionava o sistema, mudou o processo de produção, compra, venda e consumo.

 

A web que nasceu para ser uma rede de dados e pesquisa de forma fácil hoje é usada para tudo e o poder que antes era concentrada na mão das marcas agora está com os consumidores.

 

Esses consumidores pensando em outros consumidores começaram a criar soluções para problemas do dia a dia assim surgiu a economia compartilhada.

 

Onde a ideia principal é manter o mesmo estilo de vida sem precisar consumir mas fazendo alguma troca de serviço ou compartilhando produtos. 

 

Vamos falar agora mais a fundo sobre as novas tendências de consumo.

 

Consumo Consciente

 

Consumidores estão mais preocupados com a sua saúde e com a saúde o meio ambiente.

 

Então antes de consumir algum produto eles querem saber todas informações possíveis.


Quais os ingredientes contido no produto e até como ele foi feito se usou trabalho escravo ou causou algum dano ao meio ambiente.

 

 Depois de uma pesquisa do Ministério de Saúde do Brasil onde mostrou que 52% dos brasileiros adultos estavam acima do peso.

 

17% eram obesos algum hábitos foram mudados como o controle com aquilo que se come.

 

Obrigou o governo a estabelecer normas para guiar o consumo.

 

 Na verdade, uma nova e obrigatória lei de rotulagem, que entrou em vigor em outubro de 2016.

 

Requer que o fabricante exponha a presença e porcentagem de lactose e caseína contida em seus produtos.

 

Surgem um novo tipo de produto os free-from isentos de glúten e lactose que estão cada vez mais populares.


Melhor Idade Ativa

 

Em 2014, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no Brasil era de 75,2 anos, um aumento de 3 meses e 18 dias comparado a 2013 (74,9 anos).

 

Além disso, de acordo com Sistema Estadual de Análises de Dados, o número de idosos que continuou trabalhando após a aposentadoria, na Grande São Paulo, aumentou 8,4% nos últimos 30 anos.

 

O aumento na expectativa de vida e baixa mortalidade dos idosos contribuíram para uma enorme população de idosos e a cada vez mais eles querem ser ouvidos e querem ter cada vez mais uma vida ativa.

 

Querem e precisam trabalhar, correr, malhar e consumir os que jovens consumem como a inclusão digital.

 

Pensando nisso já tem empresas atentas a esse consumo como a OLX, ITAU e a Academia B-Active: especializada no atendimento à pessoas com mais de 50 anos.

 

 


 Assinatura

 

O serviço de assinatura existe a algum tempo mas ganhou força agora com a popularização da Netflix um empresa de aluguel de filmes e series.

 

A força da Netflix mudou nossa maneira de consumir televisão e cinema.

 

E influenciou o surgimento de uma onda de serviços utilizando o mesmo sistema de pagamento conhecido como assinatura.

 

Esse modelo consiste em pagar um valor mensal para usar o serviço durante um tempo.

 

Hoje praticamente tudo você pode comprar assim é o exemplo do carro fácil da porto seguro.

 

Com ele você não compra mais um carro você paga um valor mensal e já pode escolher um carro zero km.

 

Seja sedã, esportivo, luxo, dentre outros estilos disponíveis.

 

São várias montadoras e modelos de carros e ainda tem mais assistência 24h, seguro, IPVA e documentação.

 

 


 Compras Online

 

Tudo será vendido online e quando falo “tudo” é tudo mesmo além de produtos os serviços serão comprados online.

 

Serviços como restaurantes, salão de beleza, casa de show e spas vão ser facilmente vendidos online.

 

Outros produtos que já são de certa forma vendidos online e suas vendas aumentam a cada dia são os produtos usados.

 

Isso TV usada, roupa usada entre outras coisas.

 

Uma das tecnologias que mais vai ajudar a impulsionar as compras online são os pagamentos via celular.

 

 


Experiência do Consumidor   

 

Em algum lugares podemos ouvir o termo jornada do cliente ou então exclusividade, mas gostamos de pensar que o melhor termo seria experiência do cliente ou consumidor.

 

Hoje vemos o sucesso das barbearias surgirem quase que do nada mas o que está acontecendo ali?

 

Os seus cliente vão não apenar pelo serviço de cortar o cabelo ou fazer a barba mas pela exclusividade combinada com a experiência que ela vai viver no local.

 

Algumas empresa criam testes e quem quiser consumir da empresa precisa realizar esses desafios as vezes não são fáceis, mas mais uma vez leva o cliente para uma experiência.

 

 Em uma ação uma marca de refrigerante criou um quiosque no meio da praia, mas o consumidor não podia só pagar e levar o produto era necessário apertar um botão e um vídeo aparecia com o fundador explicando como o refrigerante deveria ser servido.

 

Depois, a máquina se abre e sai uma garrafa na temperatura exata de três graus.

 

Após a experiência, o consumidor ganha o copo de brinde.  

 

 


Omni Channel Contextual

 

Omni channel é estar presente em vários canais ao mesmo tempo ou seja é a união de várias plataformas mesmo sendo off ou on e interagindo com os consumidores.

 

 Podemos dizer que acabou as diferenças entre lojas físicas ou lojas online.

 

 O cliente conhece o produto na Internet e compra na loja física, ou e vice-versa.

 

Agora quando falamos em contextual é algo que faz parte de um contexto, parece óbvio, explicando melhor essa ideia de oferta contextual é muito aplicada na Disney,

imagine esse cenário quando você vai em uma montanha russa que tem uma temática espacial e quando sai dela quase que por coincidência você encontra uma loja temática do StarWars.

 

Se você for em uma atração dos piratas do caribe no final vai encontrar uma loja do mesmo tema.

 

 Então é isso a união das plataformas interligando com o consumidor mas colocando o contexto que ele conhece a marca.

 

 

Essas são as principais novas tendências do consumo.

 

A maneira de consumo está mudando muito rápido e algumas tecnologias está contribuindo com isso.

Abaixo vamos compartilhar como vender agora?!

 


Como vender agora?

 

A melhor maneira é analisarmos essas novas tendências de consumo quem é o ator principal dessas mudanças?

 

O consumidor é ele o principal responsável por todas as mudanças.

 

Isso quer dizer que para vender agora você precisa colocar seu cliente no centro das estratégias

 

E pensar como você ou sua empresa pode ajuda-lo antes mesmo de vender.

 

Mas como isso possível? Seguindo as tendências acima vamos criar um cenário para exemplo.

 

Você tem uma loja de roupas em vez de sua loja ficar fazendo apenas ofertas do produto

 

Você  vai produzir conteúdo para esse cliente

 

Um artigo ou um vídeo ensinando como que roupa você deve vestir em um aniversário de 15 anos e no final você faz a oferta. 

 

Quem aproveitar e comprar essas roupas somente pra você hoje esse desconto

 

Você acaba de usar omini-chanel contextual mais experiência para o seu usuários.

 

Faça isso veja suas vendas aumentando e depois me fale o resultado. 

 

Há antes que eu me esqueça…

Caso e quer começar a construir a sua presença online agora o seu próximo passo é nossa palestra:

“PLANO DE MARKETING 2017”

[Mapa completo para fazer vendas o ano inteiro.]

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Abraços…

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